sexta-feira, agosto 17

Portugal: Exames nacionais do Secundário, a média dos alunos internos a Matemática foi positiva e a História foi negativa.

O valor médio das notas dos estudantes que frequentam a disciplina ao longo do ano, afixadas ontem, chegou aos 10,6 valores, havendo apenas 18 por cento de reprovações. Pelo contrário, as notas de Física e Química voltaram a desiludir.

Quando somados os alunos que se propõem a fazer exame, a média de Matemática desce até ao limiar da negativa, fixando-se em 9,4 valores. Mas ainda assim houve uma subida de dois pontos em relação a 2006. Apesar de alunos e professores terem achado as provas acessíveis, o que foi enfatizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, o Ministério da Educação nega ter dado indicações para facilitar as provas.

Questionada pelo CM, a ministra da Educação garantiu que “não houve nem pode haver qualquer indicação nesse sentido”. “As equipas que fazem os exames são as mesmas e não tive nota de nenhuma sociedade ou associação de professores que se tivesse manifestado dizendo que as provas eram mais fáceis. O que registei foi a manifestação de que as provas eram adequadas e de melhor qualidade”, acrescentou.

Realçada por Maria de Lurdes Rodrigues foi a importância do aumento da duração dos exames, “que acabou por ter efeito nestes resultados, permitindo aos alunos responder de forma mais tranquila”. Foi com um sorriso que a ministra anunciou, após a tomada de posse do Conselho das Escolas, que “os resultados são significativamente melhores que no ano anterior”. Nas 35 disciplinas, a média dos alunos internos foi positiva em 28. Segundo a ministra, “nas Humanidades os resultados são positivos, com excepção da História”, que, apesar da negativa, subiu um ponto. Em Português, por exemplo, só cinco por cento dos alunos da 1.ª fase chumbaram, sendo a média dos internos e externos 10,8.

Entre as más notícias, destacou “a persistência de um problema no ensino das Ciências”, patente no facto de um terço de negativas no exame de Física e Química A. Na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, antes das 09h00 os alunos esperavam pelos resultados. “Apesar de o Ministério dizer que temos que publicar as pautas durante o dia, afixamo-las entre as 09h30 e as 10h00 porque os estudantes estavam à espera”, disse ao CM Pedro Botas, vice-presidente do conselho directivo. Contra a tendência geral, foi a Matemática que provocou dores de cabeça a Pedro Ferreira, da Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. “Os outros exames correram bastante bem mas a Matemática estragou-me o ano”, disse o aluno (Fonte: Diana Ramos com C.V. e S.R./ Correio da Manhã).

0 comentários: