quinta-feira, agosto 16

Resenha - 3º Capítulo - Livro "Didática" do Profº. Libâneo

Neste capítulo, o autor aborda, em especial, os vínculos da didática com os fundamentos educacionais, explicita seu objetivo de estudar e relacionar os principais temas da didática indispensáveis para o exercício profissional.


A didática como atividade pedagógica escolar
Sabedores que a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, a didática coloca-se para assegurar o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político, social e técnica, afirmando daí o caráter essencialmente pedagógico desta disciplina. Define assim a didática como mediação escolar entre objetivos e conteúdos do ensino, além de mais alguns termos fundamentais nesta estruturação escolar, tipo: a instrução como processo e o resultado da assimilação sólida de conhecimentos; o currículo como expressão dos conteúdos de instrução; e a metodologia como conjunto dos procedimentos de investigação quanto a fundamentos e validade das diferentes ciências, sendo as técnicas recursos ou meios de ensino seus complementos.


Sintetizando, os temas fundamentais da didática são:
1. Os objetivos sócio-pedagógicos;
2. Os conteúdos escolares;
3. Os princípios didáticos;
4. Os métodos de ensino aprendizagem;
5. As formas organizadas do ensino;
6. Aplicação de técnicas e recursos;
7. Controle e avaliação da aprendizagem;
8. Objetivo de estudo: o processo de ensino

Sem dúvida, o objetivo do estudo da didática é o processo de ensino. Conforme o autor, podemos definir o processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. O Profº. Libâneo destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.

Os componentes do processo didático
Sendo influenciado por condições internas e externas, o ensino, por mais simples que pareça, envlve uma atividade complexa. Conhecer estas condições é fator fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta sujeita também a determinantes econômico-sociais e sócio–culturais, afetando assim a ação didática diretamente. Assim sendo, o processo didático está centrado na relação entre ensino e aprendizagem.

Podemos daí determinar os elementos constitutivos da Didática: 1. Conteúdos da matérias; 2. Ação de ensinar; 3. Ação de aprender.

Quanto ao desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas - O autor afirma que a didática e sua história estão ligadas ao aparecimento do ensino. Desde a Antigüidade clássica ou no período medieval já temos registro de formas de ação pedagógicas em escolas e mosteiros. Entretanto, a didática aparece em obra em meados do século XVII, com João Amos Comenio, ao escrever a primeira obra sobre a didática "A didática Magna", estabelecendo na obra alguns princípios como: A finalidade da educação é conduzir a felicidade eterna com Deus. O homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com suas características de idade e capacidade. A assimilação dos conhecimentos não se da de forma imediata. O ensino deve seguir o curso da natureza infantil; por isto as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez.

Já mais adiante, Jean Jacques Rousseau (1712-1778) propôs uma nova concepção de ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança. Porém, este autor não colocou suas idéias em prática, cabendo mais adiante a outro pesquisador faze-lo, Henrique Pestalozzi (1746-1827), que trabalhava com a educação de crianças pobres. Estes três teóricos influenciaram muito Johann Friedrich Herbart (1776-1841), que tornou a verdadeira inspiração para pedagogia conservadora, determinando que o fim da educação é a moralidade atingida através da instrução de ensino. Estes autores e outros tantos formam as bases para o que chamamos modernamente de Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.


Em relação às tendências pedagógicas no Brasil e a Didática - O Professor Libâneo expõe que nos últimos anos, no Brasil, vêm sendo realizados muitos estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes: as de cunho liberal e as de cunho progressivista. Estas duas correntes têm grandes diferenças entre si. A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico. Já a didática de cunho progressivista é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina; antes, ajuda o aluno a prender. Também temos aqui colocado pelo autor as tendências principais desta evolução e suas principais publicações na época. Outossim, vimos que as tendências progressivas só tomaram força nos anos 80, com as denominadas "teorias críticas da educação". O autor lista, ainda, as várias divisões destas duas tendências e explica suas diferenças vitais.

A Didática e as tarefas do professor
O modo de fazer docente determina a linha e a qualidade do ensino, traça-se aqui, pelo autor, os principais objetivos da atuação docente: Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos; Criar condições para o desenvolvimento de capacidades e habilidades visando a autonomia na aprendizagem e independência de pensamento dos alunos; Orientar as tarefas do ensino para a formação da personalidade. Estes três itens se integram entre si, pois a aprendizagem é um processo.

Depois, o autor levanta os principais pontos do planejamento escolar: Compressão da relação entre educação escolar e objetivo sócio-políticos; Domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática; Capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades; Conhecer as características sócio-culturais e individuais dos alunos; Domínio de métodos de ensino; Conhecimento dos programas oficiais; Manter-se bem informado sobre livros e artigos ligados a sua disciplina, além dos fatos relevantes.


Já a direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor, tais como: Conhecimento das funções didáticas; Compatibilizar princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina; Domínio dos métodos e de recursos tauxiares; Habilidade de expressar idéias com clareza; Tornar os conteúdos reais; Saber formular perguntas e problemas; Conhecimento das habilidades reais dos alunos; Oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente; Ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos e Estimular o interesse pelo estudo.

Para a avaliação os procedimentos são outros por parte do professor: Verificação continua dos objetivos alcançados e do rendimento nas atividades ; Dominar os meios de avaliação diagnóstica e conhecer os tipos de provas e de avaliação qualitativa. Estes requisitos são necessários para o professor poder exercer sua função docente frente aos alunos e institutos em que trabalha. Por isto, o professor, no ato profissional, deve exercitar o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, desconfiando do normal e olhando sempre por traz das aparências, seja do livro didático ou mesmo de ações pré-estabelecidas.

1 comentários:

Anónimo disse...

Interpretação interessante neste espaço, opiniôes como aqui vemos dão vida ao indivíduo que aparecer neste blog !!!
Realiza mair quantidade do teu espaço, a todos os teus seguidores.