segunda-feira, abril 10

O Vaso do Oleiro

O barro vem do pó da terra e o vaso é moldado do barro e Adão foi moldado do barro (Eclesiastes 12:7)

A mensagem que hoje vou expor, traz a história do vaso, sua trajetória de simples massa crua até ser um belo vaso de adorno, útil numa casa ou em outro lugar que ele possa ser usado.

Muitos podem perguntar: O que a passagem de 'Eclesiastes', tem a ver com este artigo: o vaso e o oleiro?. Leia até o final e você entenderá. Mas lembre disso: "A palavra de Deus só pode ser descoberta, porque estavam 'centrados' em 'vasos de barro'.

Na 1ª fase :
Nesta fase, o vaso é apenas uma massa, seja ela de barro, argila ou outro material, junta-se água e mexe-se até adquirir o ponto certo, depois que já está pronta, ela é colocada em moldes e ficam secando de um dia para o outro. No outro dia, se a massa estiver completamente seca, então é retirada da forma para prosseguir a etapa seguinte, muitos vasos ao serem desenformados quebram-se e voltam à ser massa.

Na 2º fase:
O vaso vai para a seção de rebarbas e com uma faca fina e afiada é retirado todo o excesso de massa que há em volta do vaso, na borda e no fundo, alguns vasos não passam desta seção, abrem rachaduras e vão para serem massa novamente.

Na 3º fase:
Os vasos são encaminhados para a seção de esponja, eles são lavados com uma esponja e um balde de água, esfrega-se as peças delicadamente para tirar qualquer excesso de massa que possa ter sobrado da secção anterior, o vaso tem que ficar completamente liso, nesse processo muitos vasos abrem furos e são encaminhados à secção de colagem para se tapar os furos e depois que secam voltam para à secção de esponja.

Na 4ª fase:
Os vasos vão para um grande forno, muito quente para que eles possam secar totalmente e assim prosseguir para a próxima seção; porém, dentro do forno há vasos que racham, estouram e já não tem como consertá-los. A massa dura e seca não presta mais, ele é quebrado e jogado num depósito junto com tantos outros na mesma situação, depois um caminhão vem buscá-los para servirem de aterro em Obras de Construção Civil.

Na 5º fase:
Os vasos vão para a seção do verniz, eles recebem um banho de verniz antes de serem pintados, alguns vasos estalam, formam pequenas rachaduras, eles continuam para serem pintados, mas são vendidos como peças de 2ª mão, sem muito valor, outros ficam apenas craquelados e por fim os vasos são pintados, com desenhos e formas, muitas cores mescladas e brilhantes, pintados por mãos artísticas, que usam de toda criatividade e imaginação para realçar sua beleza.

Na 6ª fase.
Depois dos vasos estarem completamente secos da pintura, eles vão para a seção de embalagem, são embalados cuidadosamente com um plástico protetor e são colocados em caixas individuais para garantir que não se partam até o seu destino. Esses vasos que passam por todas as fases e permanecem "perfeitos", são vendidos como artigos de primeira, de categoria, com um valor muito superior aos outros que não tem a mesma qualidade.

Desse modo, entre 100 vasos que dão inicio como massa, apenas 10 chegam ao final da produção, mas apenas um vaso é perfeito, com total qualidade, os outros nove vasos são vendidos como se fossem de primeira qualidade, mas na verdade eles estão craquelados e os comerciantes dizem que é um efeito especial do vaso, esses vasos ficam craquelados quando voltam ao forno para levar um banho de esmalte antes da pintura final, é um processo que exige muito de cada peça.

Por conseguinte, eis que tendo conhecimento de todas estas fases, atento para o fato de, muitas vezes, por não entendermos do que fomos feitos, como e para que fomos feitos, acabamos não dando valor naquilo que Deus fez. palavra de Deus diz : "Não é a minha palavra como fogo diz o Senhor, e como martelo que esmiúça a penha?" (Jr 23.29)

Na atualidade, por exemplo, tivemos casos de "famosos vasos" que caíram em adultério e prostituição. Muitos esquecem que na obra que o Espírito Santo faz ,o Senhor nos molda com relação ao zelo por Ele, a integridade, a pureza, a santidade,a humildade e ao temor do pecado. Também muitos esquecem que são vasos de “barro” suscetíveis a serem rachados e quebrados , quer por Deus, quer pelos seus pecados.

Falta a palavra e Seu Espírito. Falta conhecimento da palavra de Deus. Falta também o Espírito de Deus para trazer “entendimento” dessa Palavra. A transformação real só virá através disso. O fogo representa também o juízo de Deus na obra do Espírito Santo. Muitos acham que este fogo é apenas os dons e o poder de Deus dados pelo Espírito Santo.

Ainda, devemos recordar quando outrora o Senhor dirigiu a Palavra dizendo: "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel" (Jeremias 18:1-6).

Deus mostrava ali que Ele tinha o poder sobre o "barro", e continuaria trabalhando nele para transformá-lo em um vaso útil. No entanto, Israel deveria se arrepender dos seus pecados, caso contrário, o barro ficaria duro antes de ganhar o molde desejado por ele. E se o barro endurecesse, ele teria que passar por um processo muito doloroso, pois seria amassado, quebrado e refeito outra vez.

Por fim, sabemos que o tempo passou, mas Deus não mudou, continua sendo o oleiro e, agora, nós somos o barro em Suas mãos. Podemos também entender o trabalho de Deus conosco. Temos de nos entregar ao Oleiro, para que Ele possa fazer o molde conforme a Sua vontade. Deus, anseia que entremos na olaria, no Seu Reino. Só assim o barro ganha forma. Um material, pobre e fácil, tornado excelente. "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do conhecimento seja de Deus e não de nós". (II Cor 4:7).

0 comentários: