domingo, março 5

Um texto que merece ser reproduzido


Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. 
(2Tm 3:16)

A Bíblia é o primeiro lugar onde devemos procurar respostas. Mais é preciso gastarmos um tempinho extra com Ela. Paulo usa vários termos enfáticos sobre a importância de buscar adquirir entendimento com a leitura. 1Tm 4.13,15 até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino... Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Ocupar-se, significa literalmente gastar tempo lendo, estudando, meditando, investigando... Quando o assunto é adquirir entendimento, não dá para fazer economia. Tempo nunca temos sobrando. O corre corre do dia nos força a não dispormos tempo para um estudo aplicado da Palavra. Ec 3.1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. É preciso "Dedicação" e dedicação tem a ver com interesse. Diz-se que uma pessoa é "dedicada" quando percebe-se nesta pessoa um auto grau de "interesse". Tem muita gente boa que até deseja conhecimento mais, fica só nisso, é preciso mais do que simplesmente "querer". É preciso agir. Dedicação é sacrificar coisas e vontades para realização do objetivo. Abrir mão de coisas como passeios, descanso, afazeres podem ser sinal que está havendo "interesse" em aprender. Rm 7. 18,19 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.

2. EM FONTES CONFIÁVEIS.
Sl 119. 5,6. Oxalá sejam os meus caminhos dirigidos de maneira que eu observe os teus estatutos! Então não ficarei confundido, atentando para todos os teus mandamentos.

Em matéria de aprendizagem é assim mesmo, se soubermos o caminho correto não haverá dificuldades, chegaremos a um entendimento. Mas, se procurarmos em local errado, corremos o risco de sermos enganado. Por isso, a pergunta do atento leitor de Candece parece que ilustra de forma a nos fazer compreender a necessidade da ilustre figura do professor."Como posso entender se ninguém me explica?" A função do escritor bíblico, em algumas ocasiões era apenas o de registrar fatos ocorridos, estes registros podem apresentar algumas dificuldades ao entendimento. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2Pe 1:21. Se tivermos um professor confiável, que tenha domínio da matéria, ótimo, meio caminho andado. Porém, como nem sempre teremos a nossa disposição a figura de um bom professor, é aconselhável adquirirmos alguns materiais necessários ao estudo da Bíblia.

· Bíblias de estudo, NTLH)

· Enciclopédias bíblicas. 

· Dicionários bíblicos.

· Dicionários da Língua Portuguesa. 

· Um caderno (ou tablet) para anotações é indispensável.

Fonte: Mensagem pregada na Missão Vale das Bençãos em Saquarema, Bacaxá. (Em 27/07/2014 - por Carlos Coelho).

0 comentários: