quinta-feira, outubro 4

Me orgulho de ser cearense, apesar da seca e de outros graves problemas na Região

A seca no sertão nordestino é um grave problema nacional. Mas a situação nem sempre foi assim. Nos três primeiros séculos da História do Brasil, o Nordeste era o centro da produção açucareira e a região mais rica e povoada do imenso território. A partir do final do século XIX, sua economia estagnou-se. A seca inscreve-se nesse quadro. Embora sempre tenha afetado o sertão, esse fenômeno natural foi agravado pelo tipo de ocupação aqui predominante, que acentuou a devastação da natureza. A falta de políticas públicas específicas para a região, desde os tempos do Brasil Colônia, tem aprofundado o problema. Alguns fatos que proporcionam: no Nordeste, os salários são mais baixos do que no restante do país, a renda e a riqueza concentram-se nas mãos de poucos, a subnutrição atinge altos níveis e, periodicamente, milhares de pessoas deixam a região fugindo das secas. Em 1920, viviam no Nordeste 37,7% dos brasileiros; em 1991, esse número caiu para 28,9%, apesar de a taxa de natalidade ser maior aqui do que no restante do país. Milhares de pessoas migraram em busca de melhor qualidade de vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente blog informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! Ainda bem escolhidas cores sobre o tema que vai bem com o blog na minha modesta opinião:)

Francisca disse...

Caro amigo
Tuas palavras muito motivam para que eu continue este humilde espaço.
Sempre que quiser, por favor, retorne. Será uma honra receber tua visita.
Abraço fraterno