domingo, setembro 2

Incentivo à pesquisa - Mestrado e doutorado

Através do incentivo a pesquisas qualificadas que respondam aos desafios da sociedade, o Santander Banespa, parceiro conceitual da Unisinos no Movimento Unicidade, dá um passo importante para promover o desenvolvimento regional. Por meio de seu Programa Universidades, disponibilizará bolsas integrais para alunos selecionados para os cursos de mestrado.
“Com essa iniciativa, que aperfeiçoará os cursos de mestrado, consolidamos o convênio firmado com a Unisinos em 2004, de reforçarmos o apoio às atividades fins da universidade”, destacou Carlos Guilherme Matte, responsável pelo Programa Universidades do Santander Banespa.
A oferta do benefício se inicia no primeiro semestre do próximo ano. Poderão concorrer projetos de alunos selecionados em todos os Programas de Pós-Graduação stricto sensu no nível mestrado com ingresso em 2007/1. Para concorrer às bolsas, os candidatos devem preencher ficha de inscrição, encaminhar projeto de pesquisa, cópia de documento de identidade e cópias atualizadas do histórico escolar e do curriculum vitae, de preferência no modelo Lattes, até 12/3.
“Ao aportar importantes recursos para bolsas de estudo a estudantes de mestrado, o Santander Banespa estimulará a produção de pesquisa qualificada, uma vez que alunos de todas as áreas poderão concorrer”, salienta a diretora da Unidade Acadêmica de Pós-graduação, Ione Bentz.
A seleção considerará o mérito dos projetos e sua contribuição social ou para o desenvolvimento regional. As bolsas correspondem a 100% das taxas escolares vigentes. Os alunos contemplados deverão concluir a dissertação em, no máximo, 24 meses, a contar da primeira matrícula, e participar do conjunto de atividades acadêmicas complementares propostas pelo programa a que está vinculado.
Fonte: Texto: Lia Luz - Informações e inscrições: www.unisinos.br/bolsas

2 comentários:

daline disse...

Nossa! Que interessante o título do seu blog!!
Muito bom!!
Interessante também este post...
O problema dos incentivos ao mestrado é que, depois que a pessoa está lá dentro, já cursando, SOFRE TANTO, QUE TODA MOTIVAÇÃO VAI EMBORA... ACONTECE MUITO DESCASO POR PARTE DOS PROFESSORES e dos próprios cursos... EU VEJO ASSIM...

Francisca disse...

Ola...
Obrigada pela referenciação sobre o nome de meu blog...
Quanto à questão comentada por si em relação à notícia "dos incentivos ao mestrado...", decerto, sou obrigada a te dar razão em alguns aspectos. Eu mesmo sou orientadora de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) atuando particularmente em um pequeno escritorio, assessorando universitários. E, é por este sofrimento e descaso dos professores que estão em exercício nas universidades e faculdades que tenho oportunidade de ser um profissional liberal...(bom pra mim). Entretanto, como educadora, gostava que não houvesse este tipo de esfacelo. Confiar que melhore, de repente, pode ser uma ideologia...mas, a esperança deve existir e, será bom que exista pessoas dispostas a orientar os educandos com dedicação e amor...eu procuro assim o fazer!
bjinhos!