quinta-feira, julho 23

A gente ama tanto...

A gente ama tanto mas, chega um determinado momento que a realidade retratada nesta canção torna-se dolorida... é como se uma agulha espetasse nosso coração... que pena... que dor...

quarta-feira, julho 22

O grito dos povos e das águas

http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/o-grito-dos-povos-e-das-aguas
A reportagem do Brasil de Fato percorreu 334 km junto à bacia do rio Madeira durante 11 dias e apresenta em reportagem especial a angústia e a luta deste rio frente ao poder econômico e político na construção de duas mega hidrelétricas. Ribeirinhos, agricultores, comunidades indígenas, ao todo o projeto trará inicialmente, com a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, impactos para 5 mil pessoas que vivem deste rio. Repetindo a história de um século atrás, como na implantação da Linha de ferro Madeira - Mamoré (conhecida como a Ferrovia do Diabo), o governo entrega as transnacionais a exploração de recursos naturais e humanos da Amazônia (Cristiano Navarro de Porto Velho/RO).

Saudade está aflorada...

Nas incertezas de um caminho que é tão doído
Sem você eu já me encontrava tão sozinha
Antes de adeus você dizer
Na magoa de um sonho que acabou
Dia a dia sentia você partir
Sem rumo, perdida vou ficando aqui

(refrão)
Sem você, sem você
Nem o tempo me faz companhia
Não me arranca essa agonia de viver
Sem você, sem você
O silêncio dessas horas frias 
são palavras que não sei dizer
Ainda amo você 

[Sem Você Paula Fernandes]

Saídas da Vida ( Paulo Roberto Barbosa, Pr.)

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. (Provérbios 4:23)"

Billy Graham, grande pregador do século XX, faz os seguintes comentários sobre o grande mal que aflige o nosso mundo: "Nós estamos sofrendo de um único mal neste mundo. Nosso problema básico não é de raça humana. Nosso problema básico não é de miséria. Nosso problema básico não são as guerras. Nosso grande problema é de coração. Precisamos ter o coração mudado, precisamos ter o coração transformado.
"Como se encontra o nosso coração?
Temos deixado a tristeza tomar conta dele? Temos desanimado diante dos primeiros obstáculos ou em qualquer situação temos cantado e louvado ao Senhor pelas maravilhas que tem operado e que são tremendamente maiores que quaisquer problemas enfrentados?Se fechamos o nosso coração e damos lugar à soberba e arrogância e com a boca proferimos palavras que não glorificam ao Senhor, dificilmente conseguiremos encontrar o caminho da alegria e da felicidade.Quando abrimos o nosso coração para a entrada do nosso Salvador, então nos regozijamos com os preceitos do Senhor e nenhum temor nos sobrevêm, mesmo que um exército contra nós avance, porque a nossa confiança será firme e inabalável como o Monte de Sião!

terça-feira, julho 21

Ser ou não ser de ninguém (Arnaldo Jabor)

Musica: CARLA BRUNI - QUELQU´UN M´A DIT L´AMOUR

A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja "a cereja do bolo tribal", enxerga somente o lado negativo das relações mais sólidas. Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir juntos abraçados, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor.

Namorar é algo que vai muito além das cobranças.É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer bom dia, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter "alguém para amar".Já dizia o poeta que "amar se aprende amando" e se seguirmos seu raciocínio, esbarraremos na lição que nos foi passada nas décadas passadas: relação é sinônimo de desilusão.

O número avassalador de divórcios nos últimos tempos, só veio a confirmar essa tese e aqueles que se divorciaram (pais e mães dos adeptos do tribalismo), vendem na maioria das vezes a idéia de que casar é um péssimo negócio e que uma relação sólida é sinônimo de frustrações futuras.

Talvez seja por isso que pronunciar a palavra "namoro" traga tanto medo e rejeição.No entanto, vivemos em uma época muito diferente daquela em que nossos pais viveram.Hoje podemos optar com maior liberdade e não somos mais obrigados a "comer sal juntos até morrer". Não se trata de responsabilizar pais e mães, ou atribuir um significado latente aos acontecimentos vividos e assimilados na infância, pois somos responsáveis por nossas escolhas, assim como o que fazemos com as lições que nos chegam.

A questão não é causal, mas quem sabe correlacional. Podemos aprender amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações.Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados.Somos livres para optarmos. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento... É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.

Recentemente alguém em especial, me escreve: "Pretendo fazer muitos "amigos", pouco importa o que pensem, quem são, importa sim somar", pois bem... - Ser de todo mundo, não ser de ninguém, é o mesmo que não ter ninguém também... É não ser livre para trocar e crescer... É estar fadado ao fracasso emocional e à tão temida solidão.

Cobranças (Fabrício Carpinejar)

Pedir um abraço, cobrar um beijo e exigir carinho não combinam com o amor.
A cobrança aniquila com a possibilidade de oferecer e de receber o afeto.

Como beijar depois de escutar "não me dás mais beijo"?
Como transar depois de ouvir "não transas mais comigo"? O que é voluntário vai parecer obrigatório, o que é escolha vai parecer induzido, o que é vontade vai parecer condicionamento. Por que transformar a convivência em coleta de impostos? Será que não se está levando o trabalho para casa, a empresa para a casa, o demônio do cartão-ponto para dentro da carne?Qual é o prazer de pressionar, de impor resultados e regras, de controlar o que é para ser incontrolável? Por que difamar a única verdade que se tem?

É fácil perguntar, difícil é ouvir a resposta sem se mexer, até o final.
É fácil atacar para aumentar a culpa, difícil é compreender sem defesas. Cobrar afeto é pior do que agredir fisicamente. Incha mais do que um tapa na cara. É cortar as palavras mais do que os lábios. Assume-se a condição de credor, como se o amor fosse umadívida. Assume-se uma posição superior em relação ao cobrado. Uma posição hierárquica, de chefe reivindicando o cumprimento dos prazos. Não se cobra o que é espontâneo. Entra-se no solo movediço e insano do recalque. O recalque é uma carência que não conversa mais. É uma carência arrogante, cleptomaníaca, que furta do amor paragastar com a solidão.

Não estou me referindo ao ciúme.
A cobrança por afeto não decorre do ciúme, da insegurança, mas se origina no excesso de segurança que beira o autoritarismo.Representa a posse, a mania totalitária de não permitir as imperfeições e desejoscontrários. Ah, se a pessoa com quem amamos não está a fim de um beijo ela não me ama mais! Que exagero infantil. Toda hora se deseja ouvir 'eu te amo" como se o amor fosse chiclete para ocupar a boca. Talvez seja mais linguagem de sinais. Depende de reciprocidade, de atmosfera, do outro estar com a cabeça leve e descomplicada para fluir.

Não depende só da gente.
Nem sempre se está disposto a viver em voz alta. Há períodos destinados a sussurros e cochichos. Não se pode amar por caridade ou por orgulho, senão cobraremos. Assim como é necessário diferenciar a expectativa do amor, a euforia da alegria, a depressão da dor, pois são sentimentos bem diferentes. Deve-se tomar cuidado para que não seja criado dentro alguém que não existe fora. Ou criar fora alguém que não existe dentro. O amor não é versão de Windows que é atualizado a cada ano para girar mais rápido. O amor é lento mesmo.
(Fabrício Carpinejar)

Homem na Lua? Será???

Após 40 anos, chegada do homem à Lua ainda alimenta teorias conspiratórias - Que ele foi grande para a humanidade, mas, para alguns, o famoso pequeno passo que Neil Armstrong deu há 40 anos não passou de uma fraude, o maior do século XX.

Não é nova a teoria de que o primeiro passo do homem no satélite natural da Terra foi forjado num estúdio de cinema, sob a direção de ninguém mais, ninguém menos que o diretor Stanley Kubrick ("2001 - Uma Odisséia no Espaço").
Segundo os defensores dessa tese conspiratória, amplamente difundida em livros, documentários e na internet, a chegada do homem à Lua foi uma montagem orquestrada pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
O objetivo dele seria: em tempos de Guerra Fria, propagandear a supremacia americana frente à ainda existente União Soviética (URSS) na corrida espacial e, em segundo lugar, elevar o moral da nação, que estava em frangalhos após a traumática experiência no Vietnã.

O principal responsável pela lenda de que o homem nunca pisou na Lua é Bill Kaysing. Para ele, o Programa Apolo, desenvolvido nos anos 1960 e considerado um marco da tecnologia moderna por ter levado 12 astronautas à superfície lunar em seis missões, é uma fraude. "We Never Went to the Moon" ("Nunca fomos à Lua", 1974) foi o livro que catapultou Kaysing como escritor e o elevou à categoria de "pai" da teoria da farsa lunar. Na obra, o engenheiro de formação reúne uma série de argumentos, todos usados até hoje pelos defensores da teoria.

O céu sem estrelas, as sombras convergentes que aparecem em algumas fotos, a bandeira tremulando num ambiente sem vento, a pegada perfeita da bota de Armstrong e a falta de uma cratera após a aterrissagem do módulo espacial são algumas das "anomalias" apontadas por Kaysing e repetidas por seus discípulos, entre eles Ralph Rene. Inventor autodidata e jornalista, Rene se aprofundou nesses detalhes aparentemente "chocantes" no livro "Nasa mooned America" ("A Nasa expôs a América", 1992), em que diz que a agência espacial americana não tinha tecnologia para levar um homem à Lua e trazê-lo de volta à Terra são e salvo.

Além desses dois livros, um filme, um programa de TV e um documentário ajudaram a manter viva nestes 40 anos a teoria de que a ida do homem à Lua foi um embuste.
No longa de ficção científica "Capricórnio Um" (1978), o cineasta Peter Hyams mostra a Nasa forjando uma missão e obrigando astronautas a serem cúmplices da farsa montada em torno de uma viagem espacial, mas a Marte, não ao satélite da Terra.
Mas foi o programa "Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon? ("Teoria de Conspiração: Nós Aterrissamos na Lua?"), exibido pela rede de TV "Fox" em 2001, que ressuscitou a polêmica e a fez ser intensamente debatida em milhares de foros na internet.
Um ano depois, o documentário de ficção "Opération Lune", produzido pelo tunisiano William Karel, jogou mais lenha na fogueira.

Com imagens de arquivo reais tiradas de seu contexto original e misturando habilmente informações verdadeiras e falsas, Karel analisou de forma paródica a tese de que Nixon armou uma complexa trama para fazer o mundo acreditar que o "Apolo 11" aterrissou na Lua. É desse documentário, em que a viúva Stanley Kubrick dá um depoimento, que saiu a ideia de que o diretor americano foi convidado por Nixon para criar a farsa do homem caminhando na superfície lunar.

O curioso é que, apesar de o fim do filme deixar claro o caráter delirante e fictício dos argumentos, muitos espectadores acabaram convencidos do contrário.
Para esses, as imagens em preto e branco do primeiro astronauta andando no satélite natural da Terra, vistas pela TV por um quinto da população mundial em 20 de julho de 1969, são parte de mais uma superprodução hollywoodiana. E de nada adiantou cientistas, técnicos e interessados na história da exploração do espaço terem refutado, um a um, os argumentos dos "conspiradores". Na crença destes, Armstrong e os outros 11 astronautas das missões "Apolo" jamais puseram os pés na Lua.
Por:Catalina Guerrero.Redação Central, 19 jul (EFE)

Atualidades e Fatos Históricos - PARTE I

Em uma época da diversidade de assuntos que os concursos cobram, acho bem expor uma pequena lista com retrospectiva dos principais fatos históricos ocorridos no mundo contemporâneo. Ressalto em negrito os acontecimentos mais marcantes que ocorreram e que podem ser relacionados com as ações atuais. Dedique-se, mente a funcionar e parabéns pela conquista que certamente terão.

1908 : http://www.youtube.com/watch?v=zptTgrZO3u0
·
Início da migração Japonesa para o Brasil;
· Construção do Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro, obra de Adolpho Morales de los Rios
· Henry Ford introduz a linha de montagem na produção industrial

1918:
· Fim da I Guerra Mundial

1928:
· Sete milhões de camponeses morrem durante a coletivização forçada das terras na Ucrânia
1938:
· Lampião, o Rei do Cangaço, é morto durante batalha no sertão de
Sergipe
·
Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo

1948:
· A ONU adota a Declaração Universal dos Direitos do Homem
·
Criação do estado de Israel após plano da Partilha entre Árabe e Judeus.
· George Gamov apresenta a teoria do Big Bang
·
Golpe de estado institui o regime comunista na Tchecoslováquia.
·
O Apartheid é oficializado na África do Sul.
·
Plano Marshall dos EUA, promove a reconstrução da economia na Europa.

1958:
·
Os Estados Unidos criam a Nasa para coordenar seu programa espacial
· Os EUA lançam seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1

1968:
·
O governo decreta o AI-5 e fecha o Congresso
·
O Exército Republicano Irlandês (IRA) inicia ataques terroristas no Reino Unido
· A Editora Abril lança Veja, a primeira revista semanal de informação do Brasil
·
Primavera de Praga: tropas soviéticas invadem a Tchecoslováquia e reprimem os movimentos pró-democracia
· Estudantes e operários de Paris, França, realizam manifestações no período conhecido como Maio de 68
· Inauguração do edifício do Museu de Arte de São Paulo (Masp) projetado por Lina Bo Bardi.

Atualidades e Fatos Históricos - PARTE II

1978: http://www.youtube.com/watch?v=xQiEMHJADzI
· O presidente Ernesto Geisel acaba com o AI-5 e restaura o habeas-corpus
· 1978-1979 O aiatolá Ruhollah Khomeini lidera a revolução que transforma o Irã em república islâmica
· João Paulo II, polonês, torna-se o primeiro papa não italiano desde o século XVI
· Nasce no Reino Unido o primeiro bebê de proveta
· Egito e Israel assinam os acordos de paz de Camp David, sob mediação dos EUA
· Luiz Inácio Lula da Silva lidera uma greve no ABC paulista
·
João Baptista de Oliveira Figueiredo é eleito presidente

1988: http://www.youtube.com/watch?v=8X1kc1RJz-E
· O líder seringueiro Chico Mendes é morto no Acre
· Roraima é transformado em estado e Goiás, dividido, dando origem a Tocantins
· Dissidências do PMDB formam o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
· Promulgada a nova Constituição brasileira, que amplia os direitos individuais
· Os EUA invadem o Panamá e derrubam o governo de Manuel Noriega, acusado de ligação com o narcotráfico
· O ditador comunista Nicolae Ceausescu é fuzilado na Romênia
· O escritor Salman Rushdie escreve Versos Satânicos, obra considerada ofensiva ao islamismo
· Inauguração do Centro de Proteção Ambiental de Balbina, no Amazonas, com estruturas de madeira
· O pesquisador europeu Tim Berners-Lee desenvolve a World Wide Web (www)

1998: http://www.youtube.com/watch?v=oB7NdeQVXwY
· O The Washington Post revela que Bill Clinton teve um caso com Monica Lewinsky
· O governo da Federação Russa desvaloriza o rublo e declara moratória por 90 dias
· Central do Brasil, de Walter Salles, ganha no 48º Festival de Berlim os prêmios de melhor filme e melhor atriz
· Encontrado o ancestral mais antigo do homem, com 3,5 milhões de anos, na África do Sul
· Pinochet é detido em Londres, a pedido da Espanha, que quer julgá-lo por crimes contra a humanidade
· O papa João Paulo II completa 20 anos de pontificado, o mais longo do século XX
· O palestino Yasser Arafat e o israelense Binyamin Netanyahu assinam um acordo de paz nos EUA
· A comercialização do Viagra é liberada nos Estados Unidos
· Chegam ao Brasil os sucessores do CD-ROM, os DVDs
· Peru e Equador assinam um acordo sobre suas fronteiras, após 57 anos de disputas territoriais
· A empresa petrolífera Exxon compra a Mobil, a maior fusão comercial da história
· Fim dos trabalhos da comissão que investigava os abusos cometidos durante o apartheid
· Dois hackers são condenados à pena de morte na China
· Os EUA bombardeiam o Iraque sem autorização da ONU
http://www.youtube.com/watch?v=TlNfGYycEXM
· O presidente Fernando Henrique Cardoso é reeleito no primeiro turno das eleições
· A Iugoslávia aumenta a repressão contra os albaneses de Kosovo
· A Microsoft lança o sistema operacional Windows 98
· Encontrados os restos da família real russa, morta pelos bolcheviques em 1918
· EUA e Reino Unido lançam a Operação Raposa do Deserto, ofensiva militar contra o Iraque
· A milícia fundamentalista Taliban conquista 90% do território do Afeganistão
· Católicos e protestantes assinam um acordo de paz para a Irlanda do Norte
· Índia e Paquistão passam a integrar o grupo das potências nucleares declaradas
· O papa João Paulo II visita Cuba
http://www.youtube.com/watch?v=bhaRrYhGVfg
· O Parlamento de Israel rejeita o acordo de paz do premiê israelense Binyamin Netanyahu com palestinos
· O ditador da Indonésia, Suharto, renuncia após 32 ano poder
· O Citicorp e o Travelers Group se fundem e formam o Citigroup, a maior instituição financeira do planeta
· Privatização do Sistema Telebrás, monopólio estatal das telecomunicações no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=8z-6cJozcXQ
· Plebiscito na Irlanda aprova o acordo de paz

2003: http://www.youtube.com/watch?v=yJJtl0_fxbo
· Ex-sindicalista e metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como 36º presidente da República, no Congresso, em Brasília.

· O parlamento iugoslavo aprova a criação do Estado da Sérvia e Montenegro, que substitui a República Federal da Iugoslávia.
· Explosão mata 21 pessoas na base astronáutica de Alcântara, no Maranhão. Um dos cinco foguetes auxiliares explodiu.
· A Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba reelege Fidel Castro como presidente do país.
· O presidente da Autoridade Palestina (ANP), Yasser Arafat, designa Mohammed Abbas para o cargo de primeiro-ministro, que será criado.
· O Consórcio de Seqüenciamento do Genoma Humano considera o projeto encerrado, com 99,99% do seqüenciamento genético feito.
· A Organização Mundial da Saúde alerta para pneumonia surgida na Ásia. A doença é chamada síndrome respiratória aguda severa (Sars).
· O presidente Lula assina Medida Provisória autorizando a comercialização de soja transgênica da safra de 2003.
· O cientista Gary Nabel anuncia vacina contra o ebola, vírus causador de febre hemorrágica que mata de 50% a 90% dos infectados.
· Os Estados Unidos e o Reino Unido iniciam guerra contra o Iraque com o objetivo de desarmar o país e derrubar Saddam Hussein.
· O ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, é preso em um esconderijo por uma tropa de cerca de 600 soldados norte-americanos.
· Ministério da Educação (MEC) divulga o Mapa do Analfabetismo no Brasil.Cerca de 13% da população não sabem ler nem escrever.
Fonte: Almanaque Abril – cd-rom.

A confiança em si mesmo é o primeiro segredo

"Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande. (Deuteronômio 10:17)"

Cada um de nós, a seu modo, é culpado de usurpar o poder que só pertence a Deus. Se duvidais disto, olhai para trás, por exemplo, às últimas semanas, e dizei quantas vezes, para defendermos de vós mesmos, reagistes negativamente a fim de guardar as aparências.Diariamente martelamos pedras e depois começamos a esculpi-las numa tentativa de produzir a própria imagem. Adoramos essa imagem. Há outros cantinhos bizarramente modelados - nossos deveres religiosos, nossa justiça própria, e acima de tudo, nosso ilimitado orgulho.Homens, como certos déspotas, eram bons na partida de se fazerem deus; mas muitas vezes nós somos assim. Há ocasiões em que a maioria de nós não vê nenhum erro a reconhecer, nem pecados a confessar. Tomamos sobre nós apenas o julgar os erros dos outros.A única libertação dessa pretensão de seu Deus nos vem por descobrirmos o Deus verdadeiro. Se pudésseis resumir o total da vida boa, ela só se poderia encerrar numa única palavra: DEUS. À medida que Ele Se torna o centro, não mais somos obsedados pelo desejo ridículo de sermos senhores de nossa sorte. Nossa importância central cede lugar ao Seu domínio. Ele Se torna para nós DEUS DOS DEUSES e SENHOR DOS SENHORES.
(Do Livro Luz da Lâmpada Divina)

Certezas - (Mario Quintana)



Não quero alguém que morra de amor por mim…
Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo,quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim… Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível… E que esse momento será inesquecível... 

Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre… E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém… e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho… Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmenteimporta, que é meu sentimento… e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.

Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe… Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.
Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas… Que a esperança nunca me pareça um “não” que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como “sim”. Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros…  Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena.

A Quimera da Felicidade


(...) Do alto de uma montanha, inclinei os olhos a uma das vertentes, e contemplei, durante um tempo largo, ao longe, através de um nevoeiro, uma cousa única. Imagina tu, leitor, uma redução dos séculos, e um desfilarde todos eles, as raças todas, todas as paixões, o tumulto dos impérios, a guerra dos apetites e dos ódios, a destruição recíproca dos seres e das cousas. Tal era o espectáculo, acerbo e curioso espectáculo. A história do homem e da terra tinha assim uma intensidade que não lhe podiam dar nem a imaginação nem a ciência, porque a ciência é mais lenta e a imaginação mais vaga, enquantoque o que eu ali via era a condensação viva de todos os tempos. Para descrevê-la seria preciso fixar o relâmpago.

Os séculos desfilavam numturbilhão, e, não obstante, porque os olhos do delírio são outros, eu via tudo oque passava diante de mim, - flagelos e delícias, - desde essa cousa que se chama glória até essa outra que se chama miséria, e via o amor multiplicando amiséria, e via a miséria agravando a debilidade. Aí vinham a cobiça que devora,a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavamo homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeavaeternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda.

Então o homem, flagelado e rebelde, corria diante da fatalidade das cousas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, umretalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidostodos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura,- nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão.(Machado de Assis, in "Memórias Póstumas de Brás Cubas")

Vida (Charles Chaplin)


Já perdoei erros quase imperdoáveis,tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.Já fiz coisas por impulso,já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar,mas também decepcionei alguém.Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia,fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado,fui amado e não amei.Já gritei e pulei de tanta felicidade,já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara muitas vezes"!Já chorei ouvindo música e vendo fotos,já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso,já pensei que fosse morrer de tanta saudadee tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).Mas vivi, e ainda vivo! Não passo pela vida…E você também não deveria passar!Viva! Bom mesmo é ir à luta com determinação,abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atrevee a vida é "muito" pra ser insignificante.

segunda-feira, julho 20

A Velhice (Olavo Bilac)

http://www.youtube.com/watch?v=lqH3GCKhGnc
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo.
Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!